Coordenador : Yonara Cristiane Ribeiro
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES RENOVADAS
Protocolo: 388159.2199.200935.10012023
Departamento/Setor: REN
Área Temática : Saúde
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Trata-se de um projeto com o objetivo de capacitar, através de oficinas temáticas de segurança do paciente cirúrgico, profissionais de um centro cirúrgico de um hospital municipal.
Local de atuação: Campus Universitário de Rio das Ostras da Universidade Federal Fluminense no qual os encontros para discussões serão preferencialmente via remota. Há possibilidade de ampliação para o hospital municipal (campo de prática e estágio curricular) desde que aceitem a apresentação do estudo e entendam a proposta como viável para implantar no Centro Cirúrgico.
Objetivo
Objetivo geral: - Capacitar os profissionais e construir o checklist de cirurgia segura para um centro cirúrgico da baixada litorânea. Objetivos específicos: - realizar oficinas temáticas sobre os itens do checklist de cirurgia segura com estudo do tipo antes e depois; - colaborar em contrapartida com o desenvolvimento de um POP descrevendo o processo de utilização do checklist.
Resumo
Trata-se de um projeto de extensão com o objetivo de realizar um estudo preliminar sobre a viabilidade da utilização do checklist de Cirurgias Seguras num Centro cirúrgico de hospital da baixada litorânea que ocorreu em 2022. Com a boa aceitação e adesão à pesquisa o mesmo mostrou-se viável e seguiremos para o segundo objetivo que é contribuir com a implantação através de oficinas para capacitação aos profissionais do setor sobre as recomendações de Segurança do paciente cirúrgico composto por 3 partes: Identificação (antes da indução anestésica), Confirmação (antes da incisão cirúrgica) e Registro (antes de o paciente sair da sala cirúrgica). A Identificação consiste em confirmar os dados do paciente, se houve ou não se aplica demarcação do sítio cirúrgico, a segurança anestésica, a oximetria de pulso em funcionamento, se o paciente possui alergias, via aérea difícil e equipamento de assistência disponível e, se há risco de perda sanguínea. Primeiramente faremos um levantamento dos procedimentos realizados nos últimos dois anos (para conhecer o que mais tem ocorrência) e em seguida propomos desenvolver um Protocolo sobre a utilização do check list de cirurgia segura para apoio à decisão de condutas a partir de recomendações científicas apresentando-o como resultado final das oficinas, propondo que o mesmo emerja de uma construção coletiva com os profissionais do setor.